Só um Time de Qualidade Enterga Produtos de Qualidade

Você como é um consumidor. Todos somos, todos consumimos produtos, seja por sentimentos ou por necessidades. Quem não quer qualidade nos produtos? Existia o tempo em que as empresas ditavam o preço das coisas, hoje o mercado dita o preço, logo para se manter competitivo neste mundo você precisa ter qualidade.

Quando falamos de qualidade, podemos falar basicamente de dois tipos de qualidade a interna e a externa, quando falamos de software ou produto de software muitos pensam na qualidade externa, que é que o cliente vê.

O que é preciso para construir software de qualidade?

É preciso uma equipe. Muitas empresas tem um grupo, mas não tem um equipe. Em um grupo você tem pessoas em uma sala que fazem coisas para a sua empresa. Isso é muito diferente de um Time ou uma Equipe.


Time

Um time tem um goal em comum e são pessoas que se apóiam. Não confunda time com familia, por que nas familias existe apoio incondicional muitas vezes superando até a razão e em um time isto não existe.

Certa vez um analista de sistemas me pergunta por que eu estava a questionar ele fiquei muito pensativo com a resposta que ele me deu que foi: "Cara se você está falando isso é por que você não confia no trabalho do Fulano, Eu tenho confiança nele logo não o questiono". Te facto este pensamento não tem nada a ver com confiança.



Confiar nas pessoas não significar fechar os olhos e aceitar tudo que elas falam, o questionamento tem sempre o seu valor.

A Importância do Envolvimento

Se você não envolver as pessoas do time pode criar o efeito do barco pessoal.


Eu não sou o Capitão

Esse sentimento é uma teoria minha que funciona mais ou menos assim. Imagine que você está em barco, ok. Este barco possui um capitão que muitas vezes você pode chamar de gerente de projetos. Então imagine que o barco está com vazamentos ou pior ainda veio uma onda gigante e o barco está por afundar. Agora imagine que o Capitão(Gerente) não via nada ou simplesmente não quer fazer nada.

Então o Funcionário ruim como diria o Waldez Ludwig pode pensar: "Ahh eu não sou o capitão do barco essa não é minha responsabilidade logo não vou fazer nada." Eu uma situação dessas em um barco de verdade eu duvido que alguem tenha esse tipo de atitude. Mas nas empresas já vi muito este tipo de perfil.

Muitas vezes é um dead-lock, os gerentes não fazem nada e as pessoas também não fazem nada. O pensamento correto é não me interessa se eu sou gerente ou não, nos temos essa necessidade e alguem tem que fazer isto, se o gerente não faz você deve fazer, é sua obrigação.

E o Zagueiro na cara do gol?



Já vi muito de gol de Zagueiro e você?

Zagueiro não deixa de fazer gol por que está na area. Ele faz o que tem que ser feito, ele não pensa está não é minha função. Esse tipo de pensamento deve existir em pessoas que estão unidas através de um time de desenvolvimento de software.

Você precisa construir o time antes

Antes de construir um produto de qualidade você tem que construir um time de qualidade, quando falo em um time de qualidade não falo dos melhores profissionais que existem no mercado mas sim dos profissionais que são os melhores quando juntos.

Com um time você pode construir um produto de software de qualidade. Somente bons times fazem isso. Ter ferramentas ou ter processo não é o suficiente. Ajudam mas não são o suficiente.

Os meios de Produção...

Sempre falo nas diferenças de projeto e de produto, em um projeto de desenvolvimento de software você esta construindo um produto de software mas para que o produto tenha qualidade, além do time o processo deve ter qualidade também.

A maneira que você usar para desenvolver esse produto faz diferença sim na qualidade do mesmo. E além da qualidade com um bom processo as coisas ficam muito mais simples e fáceis, logo você tira os problemas de baixo do tapete e começa a trata-los e remove-los.

O que é melhor para extrair petróleo?


Isto?


Ou isso?

Bom a segunda opção é claro, mas por que isso é claro para você? Por que estamos falando de ferramentas, mas isso é 100% igual a processo. O processo que você usa pode facilitar muito a execução das coisas.

Assim como ter um time que utilize esse processo é o casamento perfeito para você chegar no seu produto de qualidade.


Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java