Algumas Ferramentas que utilizo

Não sou muito de fazer lista, mas creio que seja justo compartilhar algumas das boas soluções open source que utilizo em projetos. Já utilizei essas soluções em diversos projetos, não utilizo apenas soluções open source, este também não é um post anti-proprietário.

A idéia é compartilhar algumas boas soluções para o desenvolvimento com Java. Ferramentas não substitui o bom profissional, uma boa ferramenta na mão de um tolo pode ser uma bomba relógio, mas a culpa não é da ferramenta e sim de quem o contratou. Um boa ferramenta na não de um bom profissional pode além de facilitar a sua vida e evitar o trabalho repetitivo, aumentar a produtividade e até mesmo ajudar a mitigar riscos.

Então vamos a lista de algumas soluções open source que uso, essas soluções são para propósito geral, existem outras ferramentas que utilizo mas ai já estaríamos entrando em domínios mais específicos e esse não é meu objetivo neste post.



Firefox: Excelente browser e ótima escolha para desenvolver suas aplicações web/Ajax. Por que é free e por que tem muitos plugins, você pode verificar alguns plugins que utilizo neste post aqui.

Eclipse: O melhor IDE Java. E digo isso em relação aos pagos também. O eclipse tem uma arquitetura fantástica, ele foi muito bem feito e além de trazer inovação ao Java com o OSGI ele é um poderoso IDE para construção de soluções com Java. Além disso o eclipse conta com muitos plugins para auxiliar o desenvolvimento.

Subversion: O controle de versão open open source. Ele é muito estável, só peca na automação, não existem muitas facilidades visuais, mas nada que uma extensão não resolva seus problemas, o problema é que nem sempre essas extensões são gratuitas.

TortoiseSVN: Esse sem dúvida é o melhor cliente para o Subversion. Infelizmente ele só existe para windows e no Linux quando falamos de automação e clientes para o subversion as coisas não vão tão bem. Existem soluções para Linux mas nenhuma como o Tortoise.

GanttProject: Excelente solução para gerencia de projetos. Eu não utilizo essa ferramenta por conta das datas, mas sim para ter uma noção de progresso e ver as dependências das atividades e montar o caminho critico de uma sprint/evolução.

Jude: Essa ferramenta de UML quebra o galho, em projetos pequenos pode ser perfeitamente usada, já em projetos maiores fica muito complicado, para projetos maiores prefiro o Enterprise Anoitecemo, mas ele é pago. O JUDe é free e suporta UML 2.0.

Groovy: O Groovy é um canivete suíço e serve para quase qualquer coisa. Eu uso ele tanto para fazer backup de ferramentas e bancos de dados e também para desenvolvimento de aplicações. Com Groovy você tem muito mais do que um mero script.

Josso: Ele é a solução ideal para identidade. Apesar de ainda não ter SAML e não utilizar OpenID, é um SSO fácil e simples de você usar e customizar em usa empresa. Além de open source é bem estável, pena que a documentação deixa a desejar.

Apache Maven: Acho difícil fazer um projeto Java sem esse cara hoje em dia.Essa é a verdadeira solução de gerencia de configurações para Java, vale muito a pena você conferir, o maven contem diversos plugins e é fácil de você criar o seu. Se você quiser saber mais sobre maven pode ler este post que fiz um tempo atrás.

Foxit Reader: Alternativa ao adobe pdf reader. Eu utilizo este por que é bem mais rápido que o adobe, sem falar que contem diversas facilidades para marcar texto e outras funcionalidades.

VirtualBox: Grande solução open source da sun para virtualização. Além de open source tem um interface bem limpa e fácil de usar. No site da sun tem uma boa documentação de como usar a ferramenta.

Free Mind: Essa é uma grande implementação de Mind Mapping. Com ele você pode organizar as suas idéias. Eu já utilizei a solução como ferramenta de apoio de um projeto de Engenharia Reversa e funcionou bem.

Notepad++: Grande editor de texto. Contem tudo que você pode precisar, além de um editor muito poderoso ele ser, você ainda pode gravar macros com ele. Uso a bastante tempo esse editor e não minha opinião é o melhor que tem por ai.

WinSplitRevolution: Eu adoro esta ferramenta. Ela divide a sua tela em zonas. Assim você pode colocar a documentação em na parte superior e o código na inferior. Você pode fazer diversas combinações de telas. A ferramenta ainda contem diversos atalhos no teclado.

Bom eras isso e até a próxima.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java