A Caixa de Ferramentas

Pessoal, recentemente li o "artigo" Java é cada vez mais ameaçada por novos métodos de desenvolvimento no ComputerWorld no UOL. Após ler esse "artigo" resolvi comentar sobre o mesmo. Bom em resumo o artigo comenta que Java está perdendo mercado para tecnologias emergentes como o Ruby e o Python. Isso não deixa de ser verdade, mas Java ainda possui uma grande fatia de merdado, isso podemos ver pelas ofertas de trabalho do site indeed. Eu fiz uma pesquisa hoje e obtive os seguintes resultados:

.Net: 104,696
java: 81,128
C++ : 52,081
PHP : 14,974
Python: 8,244
Ruby : 4,448


Como vocês podem perceber a maior fatia de mercado ainda é da Microsoft, mas isso é meio obvio por que como existiam muitos sistemas em VB/Asp o caminho normal para essas empresas é migrar para .Net. Mas o que é importante nisso tudo?

A Caixa de Ferramentas

Cada linguagem é como uma caixa, existe uma linguagem que se encaixa melhor para resolver determinados problemas do que outras, por exemplo, programação distribuída, não tenho dúvidas que Java é o que há de melhor nesses termos. Agora existem cenários em que PHP, Ruby e até mesmo Python seram mais adequadas. Definitivamente Java não é a tecnologia para se fazer um sistema de video locadora online. Até .Net possui cenários que se obtém mais ganhos utilizando o mesmo do que Java.



JSR Vs Lock-in: Um grande detalhe

Um dos maiores benefícios do Java é a JSR, que evita o Lock-In dos Vendors. Isso por exemplo não ocorre com o pessoal da Microsoft ou os caras do RoR. A JSR garante especificações e se desenvolvemos seguindo essas especificações podemos evitar o Lock-in, não que os vendors tenham desistido de adicionar features proprietárias, mas existe uma saida e isso só exite com Java.




Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java