A Caixa de Ferramentas: Parte II

Pessoal no meu poste recente: A Caixa de Ferramentas abordei o tema que na ultima semana foi muito discutido na comunidade Java do Brasil, será que o Java acaba? Sinceramente se linguagens como o Clarion estão por ai por que o Java não estaria? O Ruby e o RoR estão ganhando mercado, porem não é a mesma solução que o java oferece. Particularmente eu gosto de RoR o mesmo fez com que o java evoluísse na parte de convenções. Nesse posts vou destacar alguns projetos estão fazendo o Java possuir um diferencial sobre as outras linguagens.

A Plataforma

Java não é apenas uma linguagem OO e sim uma plataforma, hoje exite apenas uma linguagem de programação na plataforma que é o próprio Java, mas a tendência é que em breve existam outras linguagens rodando na plataforma. Não podemos esquecer do WORA, Java de fato é a tacnologia Cross-So que veio para ficar.



JCP

Como mencionado no post anterior existe um conjunto de especificações JSR que definem determinada feature da plataforma, assim dificultando o Lock-in do fornecedor. Existe um conjunto de empresa de peso nesse grupo, além de usuário experientes.

Linguagens de Script

Para diminuir a deficiência de produtividade que o Java apresenta para certos programas foi criado uma especificação para suporte a linguagens de script. Uma das mais interessantes do momento é o Groovy. Groovy é muito produtivo e tem qualidades como:
  • Interpolaridade total com Java
  • Já existem IDEs com um bom suporte
  • O Spring Framework possui integração com Groovy, é possível gerenciar beans Groovy com beans Java.
  • Excelente para criação de DSL.
O que promete?

No recente post do javaworld
The future is now -- Java development in 2008 são abordados alem das linguagens de script com o Groovy, JRuby, BeanShell a compra do Mysql pela Sun. E grande quantidade de frameworks RIA.

OSGI

O modelo de componentes Osgi também promete, recentemente a JBoss disse que irá fazer sua própria implementação de Osgi. Sem mencionar o fato da plataforma já estar presente no IDE eclipse. O SpringSource já lançou também seu release do projeto Spring Dynamic Modules que é um projeto simples que unifica o contexto do Spring com a plataforma Osgi, no meu blog você pode achar mais sobre o assunto.

SOA

Existem muitas implementações de SOA para java como: Apache Tuscany, Mule, Apache ServiceMix entre outras implementação de ferramentas que usam java como base como o ORACLE BPEL. Existem muitas opções em termos de SCA ou ESB para quem utiliza Java.

Não se enganem java esta muito bem no mercado.


Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java