Google Chrome: Uma Promessa?

Recentemente o pessoal da Google lançou seu mais novo produto um browser. Em termos de usabilidade e ergonomia o produto é muito bom. A interface é mais limpa e mais simples até mesmo do que a do Firefox. 

V8: VM para Javascript

O projeto V8 é uma engine open source para execução de Javascript. Este produto esta sendo utilizado no projeto Chrome. Esta engine, segundo engenheiros da Google interpreta o JS fazendo todo o parser necesário e depois realiza uma compilação do Js para rodar no V8. Segundo eles este mecanismo vai deixar as aplicações web: RIA e Web 2.0 que utilizam ajax muito mais rápidas. 

O Chrome é mais Rápido que o Firefox?

Segundo o post que saiu no Greener Desktop , o Firefox ainda é mais rápido do que o Google Chrome. Mesmo com toda a propraganda que a Google fez, o firefox ainda esta ganhando em performance e recursos como plugins. Claro que a tendência é que com o tempo surjam mais plugins para o Chrome.

O meu Feeling

Atualmente a Google é a empresa que mais investe em soluções com a tecnologia Javascript. Nos prodemos ver isso até por outro poduto da Google o GWT. Como disse antes em termos de: usabilidade, ergonomia e simplicidade o produto é muito bom. Precisamos ficar atentos a este projeto V8 dependendo dos avanços do mesmo pode ser que isso viabilize o desenvolvimento de aplicações RIA com larga utilização de Javascript. Pois o problema maior é o performance e o consumo de rucursos que o JS tem. 

Mas tudo isso ainda é muiti incipente, nos resta esperar pra ver o que irá acontecer.  
Abraços e até a próxima.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java