The top Java EE best practices

Recomendo a leitura do artigo The top Java EE best practices, eu quero comentar os dois primeiros itens da lista de 19 melhores praticas. Use MVC e não re-invente a roda.

Use MVC: Sempre use MVC. Eu trabalhei em uma empresa que entre a camada de apresentação e a camada de modelo sempre trafegava os dados em xml e depois fazia o bind para um objeto, não gosto desse modelo pois o xml deve ser usado para comunicação entre tecnologias distintas, não entre camadas da mesma tecnologia como view e model. Era um inferno isso além de gerar um over-head não tinha ganho algum.

Não re-invente a roda: Acho que essa é a grande lição para as empresas e os desenvolvedores, não cometa os mesmos erros que as outras pessoas cometeram aprenda com o passado dos outros. No artigo fala que varias empresas fizeram seu próprio "framework" de GUI(camada da view do MVC) isso também é um grande erro, pois passando por aquilo que muitas outras pessoas já passaram e sofrendo a mesma dor. Use frameworks já consolidados como Struts,JSF,Spring MVC,SWT,etc... É muito melhor e mais fácil usar oque já está pronto. As empresas acham que por que as tecnologias são open-source elas devem sair re-compilando tudo e criando seus próprios frameworks, isso é um grande erro.

Por Crom parem com essa sinfonia macabra.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java