Passei a Bomba a Diante o Problema não é mais meu

Quando eu era criança tinha uma brincadeira chamada de ovo podre. Hoje em dia essa brincadeira poderia se chamar de Ovo podre da TI. Além disso tinha outra brincadeira muito semelhante chamada de batata quente. O Objetivo da brincadeira era passar a batata quente a diante e depois de um tempo a batata ficava com alguém.

Azar de quem estava com a batata, mas não sendo a "eu" não tinha problema. Esse é o pensamento que toda criança tinha na brincadeira, o problema é que isso existe na TI hoje em dia. Parece que muitos profissionais e se é que dá pra chamar assim só querem elevar o nível de TCR. A Explicação do que significa TCR você acha aqui.



Passei a Bomba


Bomba

No post anterior eu estava falando de qual seria o foco dentro da TI, se seria de manter o TCR ou resolver os problemas, mas na verdade nem sempre é isso que acontece. Hoje em dia algumas pessoas tem o pensamento de que enviar um email é fazer com que eles sejam inimputáveis de qualquer crime e responsabilidade de resolver os problemas.

Sim isso mesmo. Quem já não ouviu absurdos do tipo "Eu mandei o e-mail". Que palhaçada, as pessoas se preocuparam e ter "provas" de que elas passaram a batata quente a diante ao invés de se ajudarem a resolver os problemas.

Muitas vezes as pessoas estão muito preocupadas em manter o seu emprego e não estão tão preocupadas em resolver os problemas ou estar preocupadas em satisfazer o cliente e fazer um bom trabalho para empresa.

Mas de quem é o problema?




Esse vídeo é ótimo. Mostra de maneira engraçada essa questão. É muito necessário mudar essa cultura de que o problema é só de algumas pessoas, o problema é sempre da Equipe, assim como os riscos de um projeto são sempre de todos.

O que o vídeo mostra é que se logo de inicio as pessoas tivesse assumido a responsabilidade e se ajudado ao invés de passar o problema a diante elas teriam resolvido o problema. Nem sempre existem incêndios na TI mas por que todos os problemas começam pequenos e vão ficando grande por que não tomamos ações para resolve-los e dai sim vem os grandes incêndios.

Uma Atitude Simples

É parar de tentar achar desculpas para justificar os atrasos e os problemas que apareceram no meio do caminho. Você tem que ter confiança no seu time, essa confiança pode subir e descer conforme as cosias vão dando mais certo ou mais errado, mas se não estabelecermos isso não teremos um time e é possível que a batata quente continue sendo passada a diante.

Os métodos ágeis ajudam muito nesse sentido, tanto quanto o sentimento de propriedade coletiva, nesse ponto podemos fazer abordagens híbridas, por que o XP prega a coletividade da propriedade e o FDD prega que a propriedade individual. Pra mim o ideal é a propriedade individual sobre algumas tarefas mas sempre com o sentimento de propriedade publica do grupo, por favor não confundam isso com política. :)

Não estou falando de abraçar o mundo

Não disse que todos devem fazer tudo em grupo ou algo do tipo 10 programando a mesma coisa, não é isso, mas todos devem se sentir pai do produto e devem ter zelo pelo novo filho, assim não interessa de quem é a responsabilidade em um time de sucesso as pessoas se apóiam para resolver os problemas independente de quem deveria ser o responsável.

O Responsável é você

Se você sabe que alguma coisa está errada ou alguém esqueceu de fazer alguma coisa importante você tem a obrigação de fazer alguma coisa, enviar um e-mail não é fazer alguma coisa, de preferência a conversas cara a cara com as pessoas e mesmo que ninguém lhe escute faça alguma coisa para que lhe escutem.

Abraços e até a próxima.

Popular posts from this blog

Telemetry and Microservices part2

Installing and Running ntop 2 on Amazon Linux OS

Fun with Apache Kafka