Estão todos errados: Banquinho Rules!

Esse fim de semana eu estava me divertindo lendo o livro Agile Software Development: Evaluating theMethods for Your Organization do Alan S. Koch. Esse livro possui um ponto que ele fala sobre Processos, Ferramentas e Pessoas.

Simplesmente fantástico. Ele simplesmente detona os Lunáticos do Agile que dizem que Pessoas é o que importa e o resto que se dane. Na verdade ele detona também os vendor de ferramentas e os processos. O que importa na verdade é as 3 coisas e o balanceamento entre elas.

Como uma imagem fala mais do que 1000 palavras olha a imagem a baixo:






Como você pode perceber se uma dos pés do banquinho for removido ele vem a baixo. Assim [e um projeto de software os três pés são fundamentais no sucesso de um projeto. Por mais que lunáticos do movimento ágil digam "Esqueça o processo e as ferramentas fique só com as pessoas " eles estão totalmente errados.

Você consegue imaginar alguem trabalhando sem um IDE ou controle de versão ou uma ferramenta de Issue Tracking ou um editor de textos? Não! Não é possível, então esqueça essa de que apenas as pessoas basta!

Nesse banco as pessoas tem destaque, e de fato, sem pessoas não se constrói software, mas só isso não é o bastante. Os pilares, pés do banco, completam as deficiências das pessoas.
Por que pessoas se esquecem de coisas, são imprecisas e erram nos prazos, nesses pontos que um processo pode ajudar, mas valhe salientar que não estou dizendo qual, não interessa se é RUP ou algo mais agile.

Precisamos dos 3 pés do banquinho. Senão ele cai ou fica capenga, adicionado riscos desnecessários ao projeto.

Abraços.




Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java