Estão todos errados: Banquinho Rules!

Esse fim de semana eu estava me divertindo lendo o livro Agile Software Development: Evaluating theMethods for Your Organization do Alan S. Koch. Esse livro possui um ponto que ele fala sobre Processos, Ferramentas e Pessoas.

Simplesmente fantástico. Ele simplesmente detona os Lunáticos do Agile que dizem que Pessoas é o que importa e o resto que se dane. Na verdade ele detona também os vendor de ferramentas e os processos. O que importa na verdade é as 3 coisas e o balanceamento entre elas.

Como uma imagem fala mais do que 1000 palavras olha a imagem a baixo:






Como você pode perceber se uma dos pés do banquinho for removido ele vem a baixo. Assim [e um projeto de software os três pés são fundamentais no sucesso de um projeto. Por mais que lunáticos do movimento ágil digam "Esqueça o processo e as ferramentas fique só com as pessoas " eles estão totalmente errados.

Você consegue imaginar alguem trabalhando sem um IDE ou controle de versão ou uma ferramenta de Issue Tracking ou um editor de textos? Não! Não é possível, então esqueça essa de que apenas as pessoas basta!

Nesse banco as pessoas tem destaque, e de fato, sem pessoas não se constrói software, mas só isso não é o bastante. Os pilares, pés do banco, completam as deficiências das pessoas.
Por que pessoas se esquecem de coisas, são imprecisas e erram nos prazos, nesses pontos que um processo pode ajudar, mas valhe salientar que não estou dizendo qual, não interessa se é RUP ou algo mais agile.

Precisamos dos 3 pés do banquinho. Senão ele cai ou fica capenga, adicionado riscos desnecessários ao projeto.

Abraços.




Popular posts from this blog

Telemetry and Microservices part2

Installing and Running ntop 2 on Amazon Linux OS

Fun with Apache Kafka