Como Avaliar uma Solução com o QSOS

Já avaliei diversas ferramentas em vários projetos que participei. E sei bem como pode ser uma novela avaliar, escolher, comparar e instalar uma ferramenta. A ferramenta pode ser desde uma ferramenta de modelagem como EA ou uma ferramenta de Requisitos. Mas a ferramenta em questão também pode ser uma solução de arquitetura como um servidor de aplicação ou até mesmo um ESB.

Avaliar tem um custo

Ninguém compra ferramenta só pela lista de features, para comprar uma ferramenta você tem que avaliar diversos aspectos da mesma que podem vir do mais trivial ao mais avançado. Antes de mais nada você tem que pensar para que você precisa da ferramenta e qual as necessidades que a ferramenta deve sanar.

Isso pode ser tratado como requisitos, já utilizei essa abordagem algumas vezes com sucesso, uma simples lista com os requisitos da ferramenta podem bastar em alguns cenários. Veja que você terá um trabalho para fazer isso e isso demanda tempo de recursos e gera custos.

O que fazer?

Podemos dividir isso em etapas e até tratar como um projeto. Vou listar os passos em desnivelados a final não tenho pretensões de descrever um processo no nível de RUP/OpenUp. Os passos seriam:
  • Defina para que ira servir a ferramenta?
  • Descubra para que você precisa da ferramenta
  • Levante os requisitos ou as necessidades da ferramenta
  • Avalie de alguma forma
  • Pontue a sua avaliação
  • Escolha
  • Compre
  • Implante
  • Use




É como diz uma amigo meu, rapadura é doce mas não é mole. Recomendo que você documente algumas coisas como por exemplo os requisitos ou as necessidades da ferramenta e bem como a sua avaliação, isso serve para justificar a sua escolha e também para futuras migrações.

Toda avaliação...

Tem impedimentos. Saiba que você irá depender de outras pessoas, tanto na sua empresa como fornecedores que estão fora da empresa, então tenha em mente que isso sempre gera atraso e complicações.


Não é por acaso que...

No PMI existe toda uma disciplina para aquisições. A assunto pode parecer simples e de facto mas a execução sempre possui problemas a serem resolvidos, e nunca é tão rápido fácil como se imaginava. Ainda mais quando a equipe que avalia é grande, quanto maior a equipe mais demora a avaliação porem mais chance você tem de não deixar nada descoberto.

Como avaliar então?

Uma solução é usar o QSOS. QSOS é um método para avaliar a qualidade de soluções, ele tem toda uma metodologia para realizar essa avaliação.



O método é open source é free. Além do método existem ferramentas para executar a avaliação. Algumas avaliações já estão disponíveis na web. Você pode avaliar e publicar os resultados para ajudar as outras pessoas também. Assim ganhamos tempo e conhecimento.

Como funciona o método?


Visão geral do método QSOS

A figura a cima resume o método em um Big Picture. O que é muito bacana neste método é que ele muito flexível e leva em consideração diversos fatores importantes como riscos, expertise da equipe e até mesmo documentação.

Com esse método de avaliação sobre múltiplos critérios você pode avaliar várias ferramentas e ver através de gráficos a pontuação de cada uma e no que uma é melhor e no que a outra é melhor. Isso é possível graças as ferramentas disponíveis no QSOS, dentre essas ferramentas existe um plugin para o firefox que pode ser utilizado.

Voltando a visão geral, primeiro você define os critérios que serão avaliados, esses critérios podem ser derivados dos seus requisitos. O segundo passo é avaliar, aqui você faz a pontuação para cada critério, avalia os riscos associados, avalia os dados.

O terceiro passo é os resultados a serem comparados, selecionar os pesos que você deseja visualizar e por fim no quarto passo é que acontece a qualificação em si. Que seria os critérios que você considera obrigatórios e os pesos mais importantes.

Todo esse ciclo é refinado a medida que você vai avaliando ferramentas, o melhor disso é que você pode compartilhar esses resultados com outras empresas e profissionais, assim com um ciclo de feedback da comunidade você pode descobrir novos critérios e rever coisas.

Para Facilitar

A especificação completa do método você pode conferir aqui. Você pode conferir um exemplo de avaliação do Mule que é um ESB open source. As ferramentas podem ser baixadas neste endereço.

Já existem diversos templates prontos para avaliar diversas soluções como CMS, ESB, LDAP, Wiki, BugTracker e entre outras. Você pode conferir os resultados de diversas avaliações publicadas no site aqui. Existe uma boa documentação no Wiki do QSOS também.

Você pode ver tudo o que eu falei em ação neste link aqui. Lá você encontra as categorias disponíveis na web, você dá a sua escala de pesos para cada critério de avaliação e confere os resultados no site mesmo. Também é possível ver um gráfico de radar entre as soluções que você quiser comparar para ter uma noção onde cada uma é melhor.


Popular posts from this blog

Telemetry and Microservices part2

Installing and Running ntop 2 on Amazon Linux OS

Fun with Apache Kafka