POJOS + Osgi + SCA + Jini == Newton

Newton é um framework de componentes distribuídos que acabou de lançar um dos seus primeiros releases (0.2) , mas nesse release já existe integração com o Spring DM. Newton dá suporte ao desenvolvimento baseado em pojos. O Framework prove todo um controle de bundles Osgi espalhados pela rede, Newton pode remover e instalar componentes sobre demanda, além de contra com um garbage collector for Bundles, leia-se, Garbage Collector para módulos Osgi.

A Maneira que o Newton estrutura os componentes é através do padrão SCA (Uma implementação de SCA conhecida é o Apache Tuscany) de forma muito dinâmica. Essa arquitetura permite que os componentes sejam distribuídos em muitas JVMs. O Mais interessante é que ele é capaz de lidar com fail overs.



Componentes do Newton com SCA.

O Osgi é utilizado pelo Newton para ligar os componentes em uma JVM, para rastrear e amarrar dependências de outros componentes em outras JVMs Newton usa Jini.

Esse framework está muito bem fundando nos conceitos de interface publicas e contratos, com as vantagens de SOA através de SCA + o poder do Osgi ele tem tudo pra dar certo.
Já fiz alguns testes com ele, por falta de tempo ainda não postei nada, mas na seqüencia irei postar.

Popular posts from this blog

Kafka Streams with Java 15

Rust and Java Interoperability

HMAC in Java